DGAP forma primeira turma de vigilantes temporários em 2018

Nesta etapa, foram certificados 199 vigilantes penitenciários temporários que partem para estágio supervisionado nas unidades prisionais. Convocação de outros 850 servidores está em andamento  A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) concluiu nesta terça-feira (30/01), o pr
Fonte: A A A

VPT 2018 formatura2

Nesta etapa, foram certificados 199 vigilantes penitenciários temporários que partem para estágio supervisionado nas unidades prisionais. Convocação de outros 850 servidores está em andamento

 A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) concluiu nesta terça-feira (30/01), o primeiro curso de formação de Vigilantes Penitenciários Temporários (VPT) de 2018.  A turma com 199 formandos recebeu os certificados de conclusão do curso em solenidade na Academia da Polícia Militar, em Goiânia, com a presença do diretor-geral, coronel Edson Costa e do diretor-geral adjunto, tenente-coronel Agnaldo Augusto.

 De acordo com o diretor-geral da DGAP, esse número deve compor a segurança dos presídios ao mesmo tempo em que o governo prepara um novo concurso público. “Temos ainda um quantitativo a ser chamado desse processo seletivo, vamos prepará-los até o quantitativo suficiente para atender nossa demanda”, disse. Ele lembrou que a Segplan já está preparando novo concurso para reforçar o quadro de agentes de segurança prisional.

 Edson Costa declarou também que o chamamento dos servidores temporários é um paliativo importante para que o sistema esteja em condições de fazer a segurança nas unidades. “Já é uma das medidas que o estado de Goiás está concretizando no sentido de reforçar a segurança para que tenhamos mais garantias no controle da população carcerária”, reforçou.

Em sua mensagem para os formandos, o tenente-coronel Agnaldo Augusto lembrou que muitos desafios serão enfrentados, mas que muitas oportunidades também surgirão. “Construam suas carreiras com zelo e dedicação. A carreira não é construída com favores, com amizades. É construída com trabalho sério. A oportunidade profissional só vem depois do trabalho. Em breve, teremos concurso para cargos efetivos e torceremos para que obtenham êxito no certame”.

 A partir de agora os vigilantes serão encaminhados para as unidades prisionais para cumprirem estágio supervisionado de 120 horas.

 Além disso, está aberta uma nova convocação do chamamento referente ao processo seletivo realizado em 2016 pela Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Serão convocados 850 novos VPTs. Os candidatos devem se apresentar entre os dias 29/01 a 02/02/2018, das 8h30 às 16h, no auditório da Secretaria de Segurança Pública.

Semiaberto

 Sobre a mudança da unidade prisional do sistema semiaberto, localizado no Complexo Prisional, em Aparecida de Goiânia, Edson Costa afirmou que o local atual já está bloqueado para novos presos e que em breve um novo prédio deve ser construído.

 “Tanto o regime semiaberto quanto a Casa do Albergado (regime aberto) estão passando por reformulações, não teremos mais encarcerados nestes regimes”, declarou.  “Qualquer tipo de cerceamento de liberdade que tivermos neste regime vai demandar o regime fechado. Nestes dois locais teremos um atendimento diferenciado”, afirmou o diretor-geral.

Ele lembrou, ainda, que já está em fase de planejamento a construção de uma unidade para as regressões cautelares dentro do Complexo Prisional.

VPT 2018 formatura1 VPT 2018 formatura3 VPT 2018 formatura4

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Telefone: (62) 3201-7588

Fonte: A A A
Publicado por:


Compartilhe