Comitiva europeia destaca grau de excelência na área de ressocialização de presos em Goiás

21

Comitiva europeia destaca grau de excelência na área de ressocialização de presos em Goiás

Técnicos do Programa El PacCto estiveram em Goiânia, na terça-feira (27/11), para conhecer as práticas aplicadas nas Central de Alternativas à Prisão (CAP), na Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap)e na Central Integrada de Monitoração Eletrônica da DGAP

Técnicos do programa El PacCto (Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado) se impressionaram com a estrutura da área de ressocialização de presos em Goiás, em visita realizada nesta terça-feira (27/11), ao lado de representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O português Carlos Jorge da Silva e a juíza italiana Monica Cali, especialistas no sistema penitenciário brasileiro, visitaram a Central de Alternativas à Prisão (CAP), a Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) e a Central Integrada de Monitoração Eletrônica da DGAP.

“Não imaginava que no Brasil, principalmente em Goiás, havia um processo tão bem definido e evoluído com relação à aplicação das alternativas penais e com a execução das tornozeleiras eletrônicas”, afirmou a italiana Monica Cali. Já o português Carlos Jorge reconheceu estar impressionado com o serviço que é entregue para a sociedade.

O coordenador-geral de Alternativas Penais do Depen, Marcus Rito, ratificou o trabalho desenvolvido em Goiás e declarou que o estado é modelo na área de ressocialização. “Por já saber o grau de maturidade do na área de alternativas penais, nós indicamos a visita da comitiva internacional para cá”, ressaltou.

O diretor-geral adjunto da DGAP, Agnaldo Augusto da Cruz, recebeu a comitiva ao lado dos gerentes Antiara Leal (Central de Alternativas Penais) e Willian Paulo (Central Integrada de Alternativas Penais). Na Central de Monitoração, os visitantes acompanharam apresentação feita pelo coordenador Rodrigo Helou. Também participou das agendas o bispo Manoel Gonzalez, coordenador do projeto Universal nos Presídios (UNP) parceiro do sistema penitenciário goiano nas ações de ressocialização nas unidades prisionais.

Coronel Augusto reforçou que Goiás é o estado do Brasil que mais executa recursos e convênios do Governo Federal. “Estamos executando praticamente 100% dos convênios. Ficamos feliz em saber que Goiás é hoje modelo nestas áreas de gestão prisional”.

El PacCto

Programa da União Europeia auxilia aos países da América Latina na área de crimes transnacionais e tem com o foco a troca de experiências e boas práticas prisionais.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Telefone: (62) 3201-4726