DGAP inaugura nova sede da Escola Superior de Administração Penitenciária

81

DGAP inaugura nova sede da Escola Superior de Administração Penitenciária

 

Nova estrutura é importante passo para consolidação da escola, afirma a gerente de Ensino, Sheila Cardoso

Diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa,  manda recado: “sistema penitenciário, com apoio das forças de segurança pública, está preparado para garantir segurança nos presídios no fim de ano”

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, por meio da Gerência de Ensino, inaugurou nesta sexta-feira (21/12) a nova sede da Escola Superior de Administração Penitenciária, localizada na Avenida Goiás, número 1.496, Centro. O evento contou com a presença do diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, e do secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.

Na ocasião, também foram entregues equipamentos e materiais para o sistema prisional, como computadores, uniformes para presos e materiais de higiene pessoal. Entre os bens, destaque para 396 computadores adquiridos para a melhoria do sistema de informação e tecnologia da DGAP.

Ainda foram diplomados 46 servidores concluintes do I Curso de Multiplicador de Processos do Procedimento Operacional Padrão (POP).  Com o manual, agora é possível padronizar tarefas realizadas em ações operacionais, que minimizam a ocorrência de desvios na execução das atividades de rotina. O novo Plano Diretor do sistema prisional também foi lançado no evento.

Edson Costa aproveitou para enaltecer os avanços que o sistema prisional goiano conseguiu no decorrer do ano. “Goiás lidera o ranking dos estados que mais executou convênios o Departamento Penitenciário Nacional. Além de importantes obras físicas, demos passos sólidos com a regulamentação do sistema”. Ele citou o manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) e o Plano Diretor: “sem boa administração não tem como ir pra frente. É importante fortalecer para não retroceder nunca”, ressaltou.

A gerente de Ensino, Sheila Cardoso, destacou os avanços na gestão e o legado ao inaugurar a escola superior. De acordo com ela, foram adquiridos aparelhos eletrônicos, como computadores, televisões e ar condicionados, com objetivo auxiliar os futuros alunos. “O objetivo final é ter um núcleo de ensino diferenciado com parcerias com universidades e construir um sistema penitenciário cada vez mais forte”, destaca.

DGAP cria força-tarefa para monitorar situações de presídios neste final de ano

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, destacou o planejamento da DGAP e da Secretaria de Segurança Pública para prevenir a possibilidade de rebeliões no fim de ano, em reunião realizada nesta sexta-feira (21/12) com o secretário Irapuan Costa Júnior, durante a inauguração da Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap).

“Se tivermos algum problema de rebelião, temos um lugar para fazer o recambiamento dos presos”, diz coronel Edson, ao informar a situação da unidade em Planaltina de Goiás. “É um presídio que já está pronto, restando apenas inaugurar oficialmente, ou seja, estamos prontos para agir caso haja algum tipo de insurgência no sistema”, afirmou.

Segundo o secretário da SSP, Irapuan Costa, a Polícia Militar estará de prontidão para atuar em todas as unidades prisionais em caso de tumulto. “A DGAP hoje é a melhor administração penitenciária do país e, com o anúncio de mais esta medida, prova que está preparada para qualquer tipo de eventualidade”, sintetizou.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Telefone: (62) 3201-4726