DGAP inaugura reforma nas unidades prisionais de Paranaiguara e Indiara

Obras são resultados de parceria entre Judiciário, prefeituras locais e conselhos da Comunidade

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) inaugurou na manhã desta segunda-feira (05/11) a reforma da Unidade Prisional Feminina de Paranaiguara, na região sudoeste do estado. Com capacidade para 42 presas, a unidade possui sete celas e pátio para banho de sol, confirma a diretora do local, Márcia Maria Tavares de Oliveira. O diretor-geral, coronel Edson Costa, participou da cerimônia de inauguração.

A unidade, que antes era uma cadeia pública, agora é jurisdicionada pela DGAP. O local também passou por pintura e revitalização das celas. A reforma se deu graças à parceria entre o Estado, Poder Judiciário e prefeitura local.

Ainda nesta segunda-feira, o diretor-geral esteve em Cachoeira Alta local em que, ao lado de autoridades locais, visitou as benfeitorias realizadas na unidade prisional do município. Entre elas, uma fábrica de tijolos construída com o objetivo de permitir a ressocialização de presos por meio do trabalho.

Já na última semana, a DGAP também inaugurou um novo bloco de celas na unidade prisional de Indiara. O investimento foi R$ 120 mil. De acordo com o diretor da unidade, Ricardo Candido de Melo, o presídio agora tem 16 novas vagas. A obra foi executada pelo Conselho da Comunidade e contou com a mão de obra carcerária de três reeducandos.

Para Ricardo, obras como esta é “uma melhoria não apenas para os apenados, mas também para o bom desenvolvimento do trabalho dos servidores”.

Além desta construção, a unidade realizou nos últimos meses uma reforma em todo presídio incluindo pintura, instalação elétrica, cozinha equipada para os servidores e reforma do cartório. O sistema de monitoramento eletrônico também foi reestruturado, com 16 novas câmeras instaladas garantindo melhor segurança do local. Esse investimento também é fruto de parceria com o Conselho da Comunidade ao custo de R$ 16 mil.