DGAP lança manual de procedimento operacional e entrega equipamentos e armamentos para o sistema prisional

Manual padroniza tarefas realizadas em ações operacionais e minimizará ocorrência de desvios na execução das atividades de rotina. Em cerimônia, também são entregues 3,2 mil algemas, 2,4 mil tonfas, 2,1 mil lanternas, 1,9 mil sprays de pimenta, 130 espargidores e 30 espingardas de calibre 1
Fonte: A A A

DGAP lança manual de procedimento operacional e entrega equipamentos e armamentos para o sistema prisional

Manual padroniza tarefas realizadas em ações operacionais e minimizará ocorrência de desvios na execução das atividades de rotina. Em cerimônia, também são entregues 3,2 mil algemas, 2,4 mil tonfas, 2,1 mil lanternas, 1,9 mil sprays de pimenta, 130 espargidores e 30 espingardas de calibre 12. Investimento é de R$ 870 mil

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) lançou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (03/12), o Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário. Com o manual agora é possível padronizar tarefas realizadas em ações operacionais, de modo que se possa minimizar a ocorrência de desvios na execução das atividades de rotina.

Estiveram presentes, no auditório do Mercure Hotel, o diretor-geral adjunto da DGAP, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, superintendentes, servidores de carreira, agentes de segurança prisional, além de representantes da Polícia Civil e Militar.

“Este manual irá garantir procedimento uniforme e de qualidade de forma efetiva”, diz coronel Agnaldo. “Destaco a dedicação, grandeza e competência dos servidores do sistema penitenciário”, celebra. Em discurso, ele destacou que o manual também propiciará maior segurança aos servidores e dará celeridade e presteza ao sistema.

Ele ainda, durante o encontro, prestou contas, celebrou avanços nas áreas de administração e gestão, e citou os estabelecimentos de parceria – como com a UNP, o Poder Judiciário, MP e OAB-GO.

O superintendente de Segurança Penitenciária, Jonathan Marques, exaltou a força de vontade dos servidores em concluir o manual. “Foram mais de 200 servidores que participaram desta ação”. Já a superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Flora Ribeiro, ressaltou que o Procedimento Operacional Padrão também será ampliado “não apenas na área de custódia, mas também nas alternativas penais”. “Quanto mais criamos estes procedimentos, mais nos profissionalizamos”, afirmou. Por fim, a superintendente do Núcleo de Gestão e Finanças, Maria do Carmo Moreira, celebrou o “legado que a administração deixa para o sistema prisional”.

Entregas

Também foram entregues, na cerimônia, 3,2 mil algemas, 2,4 mil tonfas, 2,1 mil lanternas, 1,9 mil sprays de pimenta, 130 espargidores e 30 espingardas de calibre 12. O investimento de cerca de R$ 870 mil é proveniente do Fundo Penitenciário Nacional.

Fotos: Jota Eurípedes

 

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Telefone: (62) 3201-4726