Presos realizam limpeza urbana e pintura viária em Senador Canedo

Um convênio entre a unidade prisional de Senador Canedo e prefeitura municipal originou o Projeto Progredindo para Liberdade. Os apenados são contratados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e prestam serviços em obras públicas, como pintura […]

Iniciativa é convênio entre unidade prisional de Senador Canedo e prefeitura municipal, o Projeto Progredindo para Liberdade. Implantado em 2017, ação atende 40 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto. “Vagas serão preenchidas conforme demanda da administração municipal”, diz diretora da unidade, Alline Scaglia

Um convênio entre a unidade prisional de Senador Canedo e prefeitura municipal originou o Projeto Progredindo para Liberdade. Os apenados são contratados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e prestam serviços em obras públicas, como pintura viária e limpeza urbana.

Implantado em 2017, a ação atende atualmente 40 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto. A iniciativa prevê ainda o atendimento psicossocial dos reeducandos e das famílias com atendimento psicológico, assistência social e farmacológico.

Segundo a diretora da unidade, Alline Scaglia, o projeto tem como objetivo a reinserção do apenado ao convívio social, mas, além disso, também pretende evitar a reincidência criminal. “Esta parceria oportuniza aos detentos que vão para o convívio social para que eles e as suas famílias possam caminhar de forma correta”, explica.

Além da remuneração de um salário mínimo, os servidores recebem auxílios como vale transporte e vale refeição. Os apenados também contabilizam os dias trabalhados para remição na pena. “O convênio prevê 100 contratações”, diz a diretora. Ela ressalta, ainda, que as vagas serão preenchidas conforme demanda da administração municipal, mas que há uma lista de espera para os reeducandos que abraçaram a iniciativa.