UP de Cachoeira Alta conclui instalação de videomonitoramento

Ao todo, 32 câmeras fazem, a partir desta quinta-feira, a monitoração do local

A Unidade Prisional (UP) De Cachoeira Alta, pertencente à 6ª Regional Prisional Sudoeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), concluiu a instalação do vdeomonitoramento do presídio nesta quinta-feira, 14/03. No total, são 32 câmeras instaladas em pontos estratégicos que passam a auxiliar no controle da segurança da unidade.

Segundo a administração da UP, o financiamento dos equipamentos contou com a parceria da Prefeitura da Cidade e do Conselho da Comunidade em Execução Penal do município. “Com a ativação dessas câmeras, foi proporcionada uma maior segurança dentro do ambiente carcerário. A efetivação se deu através de testes realizados dentro do próprio presídio”, afirma o diretor do presídio, o agente de segurança prisional Reginaldo Ferreira.

De acordo com o diretor da 6ª Regional Prisional Sudoeste, Vildebal Alves, o serviço é essencial para dar maior segurança e transparência aos trabalhos realizados na unidade.

Produção da UP

A UP, com objetivo de proporcionar melhorias à sociedade, doa aos órgãos públicos alambrados, cercas, postes, tijolos, mata-burro e verduras produzidas na própria unidade, sem fins lucrativos. Produção esta que é financiada também pela prefeitura e Conselho da Comunidade em Execução Penal da comarca.

De acordo com Ferreira, os itens produzidos com a mão-de-obra carcerária são oferecidos como espécie de agradecimento à comunidade e, assim, proporcionam maior qualidade de vida à sociedade.

O trabalho realizado pelos reeducandos da unidade tem como base a remição da pena por tempo de trabalho, em conformidade com a Lei de Execução Penal. O serviço produzido, segundo o diretor da UP, além de dar a oportunidade de ressocialização, proporciona uma nova profissão que pode ser exercida pelos detentos após o fim do cumprimento de suas penas.