“É preciso evidenciar os problemas para que discussões como essas alavanquem medidas”, diz Edson Costa durante debate sobre o sistema prisional

Diálogo Público promovido pelo Tribunal de Contas do Estado levou diversos profissionais da área a debater sobre políticas de segurança pública e sistema prisional
Fonte: A A A

Diálogo Público promovido pelo Tribunal de Contas do Estado levou diversos profissionais da área a debater sobre políticas de segurança pública e sistema prisional

 

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, participou nesta terça-feira (22/05), do Diálogo Público promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a temática ‘políticas de segurança pública e a crise no sistema prisional’. O evento ocorreu na sede do TCE, em Goiânia, e contou com a participação de representantes do Ministério Público de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professores, servidores do órgão e profissionais da área.

O titular da DGAP participou de painel, ao lado do professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Pedro Sérgio dos Santos, com mediação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Roberto Serra.

 Em sua apresentação, o diretor pontuou as ações emergenciais que estão sendo desenvolvidas pela DGAP, como os investimentos realizados e as perspectivas a curto e médio prazo para mitigar os problemas do sistema. Além disso, Edson Costa citou as ações de ressocialização de presos como alternativas para diminuir a reincidência criminal.

Edson ressaltou que o assunto é um tema de relevância “e que preocupa a sociedade”. Mas destacou como um grande avanço a recente criação do Ministério da Segurança Pública, mas que ainda assim “falta direcionamento de estratégias para soluções a curto prazo”.

No evento, técnicos do TCE apresentaram o balanço das fiscalizações e monitoramentos feitos nas unidades prisionais do estado. O órgão encaminhou o relatório dessas auditorias como recomendações para o executivo, bem como ao Poder Judiciário e à Defensoria Pública. O diretor da DGAP elogiou a iniciativa e ressaltou que debates como esse são realmente necessários. “É preciso evidenciar os problemas para que discussões como essas alavanquem medidas para que possamos sair dessa situação”, disse.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Telefone: (62) 3201-7588