“Estamos trabalhando em um programa emergencial de ampliação de vagas”, diz Edson Costa durante apresentação da cela modular

Protótipo de cela modular apresentado pela Administração Penitenciária, nesta sexta-feira (4), para ampliação de vagas agradou representantes de entidades “É a melhor proposta que temos”, avaliou o promotor de Justiça Marcelo Celestino Presidente do Tribunal de Contas de Goiás, Ke

Presidente do Tribunal de Contas de Goiás, Kennedy Trindade classificou como melhor maneira para minimizar problema da superpopulação carcerária

“A princípio ficamos impressionados com o que foi apresentado”, disse Roberto Serra, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB

O Diretor-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), coronel Edson Costa, apresentou, nesta sexta-feira (4/5), o protótipo das celas modulares que serão adquiridas pelo estado para mitigar o déficit de vagas no sistema penitenciário goiano.

A visita contou com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública de Goiás.

A DGAP se prepara para adquirir 200 celas modulares, fabricadas em concreto de alto desempenho, e capacidade para abrigar até 12 pessoas em cada unidade. A expectativa é que as primeiras unidades estejam em funcionamento neste primeiro semestre.

Costa explicou que o déficit em Goiás chega a quase 10 mil vagas. “Precisamos viabilizar soluções para que tenhamos condições de continuar realizando a custódia adequada dos presos”, declara. Ele lembrou que o modelo proposto já é usado, com êxito, no Paraná.

“Estamos trabalhando num programa emergencial de ampliação de vagas nas unidades prisionais já existentes, no sentido de atender a demanda que temos”, completou o diretor.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Kennedy Trindade, a medida é a melhor maneira para minimizar o problema. “Entendo que estamos no caminho certo. Trabalhamos com uma superpopulação carcerária e precisamos de medidas rápidas e eficientes que possam minimizar esse caos que estamos vivendo na política carcerária”, afirmou.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Roberto Serra, declara que a “iniciativa do poder executivo pode resolver o problema da superpopulação, mas projetos de ressocialização e que visem a melhoria como um todo do sistema prisional também devem ser discutidos”.  “A primeira impressão é de que esse protótipo apresentado deve sofrer algumas alterações de ordem técnica, mas a principio nós ficamos impressionados com o que foi apresentado”, afirmou.

Essa é a melhor proposta que temos, diz promotor

O promotor de justiça Marcelo Celestino afirma que do ponto de vista de viabilidade técnica e econômica “essa é a melhor proposta que nós temos”. “Para quem conhece o sistema penitenciário hoje, o caos que nós vivemos e a escassez de recursos, temos que buscar medidas que sejam rápidas, eficazes e que resgata a dignidade do preso”, argumentou.

“Queremos propor algumas modificações de aumento na área para poder atingir a metragem pública que o Depen deseja e assim poder diminuir resistências”. Celestino enfatizou que os poderes têm trabalhado para uma melhoria do sistema prisional e que as divergências devem ser discutidas. “As pessoas que estão liderando resistência, são pessoas que trabalharam no sistema muito anos e nada fizeram para se obter a melhoria. Quando se apresenta propostas de melhoria que atende os requisitos mínimos de humanidade e cidadania, essas pessoas passam a fazer criticas, mas isso não nos abala”, afirmou.

Guapó e Cristalina, onde as unidades prisionais estão superlotadas, devem ser os primeiros municípios a receber celas modulares. Em Guapó serão instalados seis blocos (72 vagas), e em Cristalina, dez (120 vagas). Os módulos são removíveis e poderão ser transferidos de acordo com a carência de cada unidade prisional.

Fotos: Jota Eurípedes