Projeto Cabocla da unidade prisional de Goiás é tema de reportagens nacionais

Sucesso do projeto implantado em 2008 no presídio da cidade de Goiás foi destaque nos programas Mais Você da Rede Globo e Kombina da TV Aparecida
Fonte: A A A

O projeto Cabocla – Bordando Cidadania, uma ação de ressocialização desenvolvida na unidade prisional da cidade de Goiás, foi destaque do Programa Mais Você da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga e veiculado na última quarta-feira (16/5). O programa Kombina da TV Aparecida também deu destaque ao projeto,  que é iniciativa de uma família de bordadeiras da cidade de Goiás e que chamou a atenção dos veículos de comunicação por aliar ressocialização de presos com sucesso empresarial.

Nascido em 2008, o Cabocla foi criado com o objetivo de resgatar o bordado artesanal e tradicional. Milena Curado, idealizadora do projeto, explica que conheceu a possibilidade de utilizar a mão de obra carcerária assim que iniciou o trabalho de moda familiar em 2007. A partir daí, ela entendeu que seria possível realizar a parceria para resgatar a cidadania de apenados pela lei, dando a eles a oportunidade de se reintegrarem com a sociedade por meio do trabalho.

Milena explica que a confecção optou por valorizar a cultura goiana e trabalhar com peças exclusivas com base nesse contexto. De acordo com ela, são bordados que remetem às flores do cerrado, à arquitetura local e aos poemas de Cora Coralina. “Resolvemos pegar as nossas referências que são fortes – porque Goiás é rico em cultura e arte – e começamos a trabalhar isso nas peças produzidas”, diz.

A ideia deu tão certo que o trabalho, desenvolvido com a utilização de mão de obra de  presos, teve o reconhecimento do juiz da comarca que passou a aplicar a remição da pena para os trabalhadores. Além disso, os detentos são remunerados por peças produzidas e passaram também a ser agentes multiplicadores do projeto.

Mais Você

O sucesso do projeto Cabocla chegou até a produção do programa global Mais Você, que decidiu mandar uma equipe de reportagem para conhecer o projeto de perto.

“Eu queria mostrar pra vocês e minhas visitas aqui uma história bem legal que chegou pra gente e que, inclusive, pode dar assunto de novela”, disse a apresentadora Ana Maria Braga sobre a matéria feita na cidade de Goiás pela equipe da TV Anhanguera.

 A maioria das pessoas na vida precisam de uma chance, mas para o detento parece que a chance está mais longe”, disse a apresentadora. 

Durante quase 10 minutos, a jornalista Karla Izumi mostrou que além da beleza a antiga capital goiana tem vocação para o empreendedorismo com alcance social. 

De acordo com a reportagem, a empresa oferece pano, linha e agulha para os detentos e os presos têm total  liberdade para desenvolver a criatividade. 

Hoje, cerca de 20 apenados trabalham no projeto mas já existe fila de espera. 

Veja a reportagem completa exibida pelas duas emissoras nos links abaixo:

Mais Você: https://globoplay.globo.com/v/6739321/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

 Kombina: https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=ZO2TkG5AM3Y


Fotos: divulgação

 

 

Comunicação Setorial

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Telefone: (62) 3201-7588