Assistência Social

266

O Departamento de Serviço Social realiza o atendimento aos privados de liberdade da Penitenciária Estadual “Cel. Odenir Guimarães”, do regime fechado, masculino e feminino, e do regime semi-aberto, masculino, e da Casa do Albergado, do regime semi-aberto, masculino e feminino, aberto, masculino e feminino, e a seus familiares.

Objetivo: Encaminhar aos serviços públicos e privados existentes (confecção de documentos pessoais, atendimento médico, internação, atendimento laboratorial, previdência social e outros); elaborar laudo social para fins judiciais (laudo e exame criminológico); suprir as necessidades básicas.

Parcerias:

Secretaria Nacional da Assistência Social, com interveniência da Secretaria Estadual da Cidadania e Trabalho – Programa “Núcleo de Assistência à Família do Privado de Liberdade (NAF)”: visa orientar e facilitar aos familiares dos privados de liberdade o acesso de serviços públicos e privados que proporcionem a melhoria da qualidade de vida, tranqüilizar o cidadão privado de liberdade para o cumprimento da pena, bem como prevenir para que outro membro da família não venha cometer infração penal.Locais de execução: Goiânia e Aparecida de Goiânia. Beneficiários no ano de 2001: 239 famílias.

Universidade Estadual de Goiás – unidade universitária Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (ESEFFEGO): implantar brinquedoteca na Penitenciária do Estado “Cel. Odenir Guimarães”, propiciar atividades pedagógicas e lúdicas para os filhos e parentes de privados de liberdade nos dias de visita.